
Um tema recente que gera preocupações, debates e desconfianças, até onde a IA pode nos ajudar e quais são os limites para que não interfiram de forma drástica e negativa na sociedade e na vida humana, inúmeras abordagens sobre o tema surgirão e na arte não será diferente, com isso, um novo longa-metragem surge com a sua visão a respeito da tecnologia, o filme Your Final Meditation.
A obra explora a justaposição de emoções e memórias da vida real com o mundo, às vezes desorientador, da IA adaptativa. O filme é estrelado por Jodiiie (interpretada pela atriz e musicista Hannah Olivegren), uma artista criativa que ama a natureza, com o desejo de tratar sua ansiedade — e, por fim, apresentar uma nova música original para seus "amigos próximos" — com a ajuda do Transcend, um assistente de IA com aprendizado de máquina e jogo de realidade virtual que cria uma experiência meditativa personalizada. O longa analisa a cultura de autoajuda, aplicativos de saúde e tecnologias emergentes como formas de nos "curarmos" ou otimizarmos. Essa busca é ao mesmo tempo sincera e absurda.
Seja você obcecado por IA ou totalmente contra, Your Final Meditation pode evocar uma gama inesperada de emoções humanas durante seus 52 minutos de duração. Sentimos esperança, tristeza, entusiasmo e até medo enquanto acompanhamos a jornada guiada por IA que atravessa os mundos natural, digital e híbrido. Até onde é preciso ir para buscar paz interior quando a tecnologia impacta praticamente cada segundo do nosso dia a dia? Como a narradora de voz suave lembra Jodiiie (e o espectador em geral) durante o gameplay: "A cada dia vagamos em busca de algo novo.”
Um filme que vale a pena assistir, agora basta saber em qual plataforma ele estará disponível aqui no Brasil.