
A Apple, empresa americana de tecnologia, estreou este mês seu produto feito para automóveis, o Apple CarPlay Ultra; a montadora pioneira e parceira para esta estreia é a Aston Martin, uma fabricante britânica de carros desportivos de luxo, a marca tem mais de 100 anos de história, apesar de não ter despertado tanto interesse no mercado brasileiro, é muito conceituada mundo afora. Já a marca da maçã, dispensa comentários, é queridinha por seus aparelhos celulares, relógios digitais, dentre outros produtos.
Vale ressaltar que o recurso foi revelado pela primeira vez como um conceito no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2013 e em 2014, batizado de CarPlay. Dez anos depois eles apresentam o projeto completo e disponível para o mercado. Esta colaboração sinaliza o futuro do infoentretenimento automotivo, a nova configuração multitelas não apenas traz elementos do veículo, traz todo o layout de instrumentos e itens de menu principais, sob o controle do Apple iOS, como também permite a opção de seis estilos de exibição diferentes que podem ser adaptados individualmente a um menu de paletas de cores de dois tons selecionadas. Apresenta uma visualização de "complicações" no estilo do Apple Watch que renderize interpretações simplificadas de velocidade, temperatura do motor e nível de combustível.
O CarPlay Ultra possui também opcional zen com uma silhueta de paisagem abstrata e um mapa de navegação em tela cheia, ambos incorporando uma exibição discreta de velocidade para atender aos requisitos legais.
Em suma, todas as opções de navegação, utilidades e entretenimento do seu Iphone disponível e adaptado para o seu carro, sendo que é só o começo, este produto pode evoluir para cada vez mais para conciliar entretenimento, segurança e muita informação nas suas viagens e no seu caminho diário dentro do automóvel.
Claro, como é algo novo, o produto será pouco acessível, pois um automóvel da Aston Martin com esta tecnologia no Brasil pode custar mais de 2 milhões de reais, porém, com o passar dos anos provavelmente a tecnologia será inserida em carros mais populares.